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Tabagismo
Tabagismo

19 de abril de 2010

Tabagismo


O cigarro faz muito mal a saúde!

•    A fumaça do cigarro possui mais de 4.720 substâncias químicas nocivas, sendo pelo menos 60 delas reconhecidamente cancerígenas, além de irritantes e tóxicas ao pulmão.
•    A nicotina atinge o cérebro em aproximadamente 10 segundos.
•    Mais de 70 mil pesquisas confirmaram nos últimos anos que o cigarro aumenta o risco de doenças cardiovasculares,  problemas respiratórios e cânceres em fumantes.
•    As mulheres tabagistas que usam pílulas anticoncepcionais têm um risco acentuadamente maior (8 a 10 vezes) de sofrer infarto do coração ou hemorragia cerebral.

Como parar de fumar

Faça uma lista com as razões para você parar de fumar, marque uma data e prepare-se para enfrentar situações em que a vontade de fumar se fará presente, observando as seguintes dicas:
1.    Tenha como objetivo parar de fumar e não só diminuir o número de cigarros.
2.    Evite tudo o que possa dar vontade de fumar, como o café e bebidas alcoólicas.
3.    Após as refeições, levante e deixe a mesa imediatamente.
4.    Escove os dentes logo após as refeições.
5.    Elimine objetos que possam lembrar o cigarro, como cinzeiros, isqueiros, etc.
6.    Tome cuidado para não engordar! Se você tiver que comer ou beber “alguma coisa”, prefira frutas, água, bebidas sem açúcar ou use goma de mascar “diet”.
7.    Beba bastante água, a cada vez que sentir vontade de fumar.
8.    Faça exercícios: caminhada, natação, musculação, alongamento.
O acompanhamento médico para parar de fumar otimiza os resultados e é um grande aliado do fumante nessa difícil missão de deixar a dependência.

Benefícios ao parar de fumar

Após 20 minutos sua pressão sanguínea e pulsação
voltam ao normal.
Após 8 horas o nível de oxigênio se normatiza.
Após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor.
Após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a
circulação melhora.
Após 6 a 8 meses não há mais nicotina no seu sangue.
Após 5 a 10 anos o risco de sofrer um infarto será
igual de quem nunca fumou.
Parar de fumar é uma decisão pessoal e intransferível. Existem dois momentos para parar de fumar: antes e depois de ficar doente. O Primeiro contato com o cigarro deve ser evitado a todo custo. Quem não fuma aproveita mais a vida. Não tenha medo!

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