Santa Casa Saúde
GUIA DO USUÁRIO

Encontre seu médico e/ou rede de serviços disponibilizada pelo Santa Casa Saúde:
localizar

ACESSO EXCLUSIVO

 
Usuários
Empresas
Credenciados
17 4009.4700
Rua Fritz Jacobs, 1028 - Boa Vista
São José do Rio Preto - SP - Brasil
Horário de atendimento:
horarios
Segunda a Quinta
07h30 - 18h00
Sexta-feira
07h30 - 17h00
Departamento Financeiro
horarios
Segunda a Quinta
08h00 as 11h00 e das
13h00 as 17h00
Sexta-feira
08h00 as 11h00 e das
13h00 as 16h00
TISS
GARANTIA DE SAÚDE NACIONAL

ABRAMGE
Para urgência e emergência em trânsito.

REDE SAUDE FILANTROPICA
Atendimento em Rede para o usuário Santa Casa Saúde
ANS
Saúde Preventiva
Vida Saudável e Feliz começa com PREVENÇÃO
Imprimir Página Indicar Página ampliar fonte reduzir fonte
clique para ampliar

Colesterol
Colesterol

31 de março de 2010

Colesterol


O que é

O Colesterol é uma substância importante para a saúde, porque é usada na formação da membrana das células do corpo e de alguns hormônios, além de servir como uma capa protetora para os nervos. Ele é produzido pelo nosso organismo, mas também o adquirimos por meio da ingestão de alimentos gordurosos.


Quem pode ter?

O colesterol alterado pode ocorrer em qualquer pessoa, porém é mais comum em pessoas com estilo de vida associado à falta de atividade física e alimentação inadequada.


Riscos à Saúde

O colesterol passará a ser prejudicial a nossa saúde se estiver fora dos valores normais. Nesse caso, o excesso de colesterol que não foi eliminado pelo fígado será depositado na parede das artérias, formando placas de gordura que podem “entupir” essas artérias e dificultar a passagem do sangue. De maneira geral, ter cosleterol alto e não controlado tende a encurtar a vida. Entretanto, o colesterol bom (HDL) deve ser elevado para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.


Sintomas

O colesterol alterado não apresenta sintomas. A única maneira de saber se seu colesterol está alterado é fazendo um exame de sangue. Após alguns anos, o colesterol elevado vai causar o entupimento das artérias. Quando isso ocorrer, os sintomas da doença dependerão do órgão que a artéria que fechou irrigava. Se for o coração, os sintomas serão de dor no peito ou infarto, se for o cérebro os sintomas serão de um derrame.
Por isso, é necessário controlar os níveis de colesterol no sangue. Os sintomas só aparecem quando já existe uma doença estabelecida.
Para não aumentar a quantidade de LDL, prefira carnes magras, alimentos grelhados ou cozidos, produtos desnatados, substitua a manteiga por cremes vegetais e evite o consumo de gordura trans.


Níveis desejáveis de
colesterol no sangue:

Colesterol Total (HDL+LDL)
menor que 200 mg/dl

LDL

menor que 130mg/dl (desejável) e
menor que 100mg/dl (ótimo)

HDL
maior que 40mg/dl (homens) e
maior que 50mg/dl (mulheres)


Tipos de colesterol

•    HDL (colesterol bom): remove o excesso de colesterol no sangue, reduzindo o risco de formação das placas de gordura. Quanto maior a quantidade, melhor. Em baixos níveis indica grande risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas, como infarto.

•    LDL (colesterol ruim): é responsável pela formação de placas de gordura nas artérias, o que prejudica a passagem de sangue, indicando risco aumentado de infarto, derrame cerebral e entupimento das artérias nas pernas, entre outros.


Tenho colesterol alterado, 

e agora?

O colesterol alterado tem como ser modificado e você pode controlá-lo apenas com a mudança de alguns hábitos e/ou com o uso de medicamentos. Só o seu médico poderá lhe passar o tratamento mais adequado, consulte-o e siga a todas as suas instruções.

MAIS DESTAQUES

HOMEA EMPRESASAÚDE PREVENTIVA NOTÍCIASATENDIMENTO

ANS n.? 33953-9
2020© SANTA CASA SAÚDE - Todos os direitos reservados
Design e Desenvolvimento MagicSite® Internet Solutions
Melhor visualizado no IE7 / Firefox 3.5 ou superior