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Diabetes
Diabetes

19 de abril de 2010

Diabetes


O que é?

Produção deficiente de insulina pelo organismo. A Insulina é uma substância produzida no pâncreas, responsável pela transformação do açúcar em energia. Nas pessoas normais, o pâncreas libera quanta insulina for necessária para manter a taxa de açúcar normal no sangue (glicemia).

No indivíduo com diabetes, o pâncreas produz menos insulina, e a quantidade de insulina produzida é insuficiente para transformar todo o açúcar do organismo em energia.
Sendo assim, “sobra” açúcar no sangue, e esse excesso de açúcar favorecerá o acúmulo de gorduras na parede arterial.

Quem pode ter?

O diabetes pode ocorrer em qualquer pessoa, mas é mais comum em indivíduos que tem parentes próximos diabéticos (pais, avós, irmãos) e naqueles que apresentam um ou mais fatores:
• Vida sedentária
• Gestantes com excesso de peso
• Colesterol ou triglicérides alterados
• Pressão alta
• Obesidade

Tipos de diabetes

Tipo 1
Geralmente ocorre em crianças e jovens. Necessita de insulina para controle.
Tipo 2
Mais frequente. Muitas vezes controlado só com dieta ou medicação via oral. Geralmente ocorre em pessoas obesas, sedentárias e com hábitos alimentares inadequados.
• Existe ainda o diabetes que surge durante a gravidez, principalmente em mulheres obesas ou que aumentaram excessivamente o peso durante a gravidez

Sintomas

Em muitos casos os sintomas podem ser leves ou ausentes.
Os sintomas mais comuns são:
•    Fome exagerada
•    Sede intensa
•    Urinar em excesso
•    Perda de peso
•    Desânimo ou fraqueza, cansaço
•    Visão prejudicada
Os Sintomas podem ocorrer depois de muitos anos com diabetes. Portanto, é fundamental que você saiba o valor de sua glicemia.

Como controlar?

O Diabetes não pode ser curado, mas pode ser controlado apenas com mudança de hábitos e utilização de medicamentos. Somente seu médico poderá indicar o tratamento mais adequado. Algumas dicas:
•    Não consuma alimentos ricos em açúcar;
•    Prefira alimentos frescos, integrais e ricos em fibras;
•    Acostume-se com as frutas que não precisem ser adoçadas;
•    Reduza a quantidade de gorduras na alimentação, principalmente de origem animal;
•    Faça de 5 a 6 pequenas refeições por dia;
•    Não fique em jejum por longos períodos;
•    Evite bebidas alcoólicas;
•    Beba pelo menos 2 litros de água por dia.

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